terça-feira, 9 de junho de 2009

Volvo PV 444



No final da Segunda Guerra Mundial, a construtora sueca Volvo tinha planos para lançar um carro pequeno, econômico, de baixo custo e acessível à classe média, o intuito era claro: na crise econômica que se alastrou pela Europa na época, só mesmo um carro com tais características poderia fazer sucesso. Este carro foi o Volvo PV444. A abreviatura PV (Personal Vehicle) significa “carro pessoal” e o número 444 descreve um Volvo de 4 lugares, lançado em 1944 em Gottemburgo.

Seu design foi um divisor de águas. As linhas eram inspiradas em carros americanos e seu tamanho era de carro europeu. A influência americana é percebida no desenho e tamanho dos pára-lamas e capô, nos frisos, grades e pára-choques com muitos cromados, além da carroceria estilo fastback. O capô em forma de V ainda pode ser visto nos Volvos mais novos, como o: S40, 60 e 80.

O motor foi desenvolvido para satisfazer a proposta de um carro econômico. Tinha 4 cilindros em linha e 40 cavalos de potência. Foi o primeiro motor Volvo com válvulas no cabeçote. A caixa possuía três marchas com acionamento na coluna de direção. O PV444 foi o primeiro carro a ter o pára-brisas laminado, o que já demonstrava uma preocupação com a segurança, que hoje é um dos diferenciais da marca.

Logo na sua estréia, foram feitas cerca de 2300 encomendas comprovando o sucesso do modelo. Devido às dificuldades no final da guerra, a oferta de matérias primas, como aço, eram escassas. Isso implicou em filas de espera para comprar os carros e longos atrasos nas entregas. Esses atrasos foram sucessivos por anos, porém nunca abalaram as vendas do modelo.

Cerca de 100.000 PV444 foram produzidos. Em 1947 foi lançada uma nova série. Os PV444S tinham como diferencias as lanternas traseiras e logotipos nas laterais. Alguns anos depois o motor ficou mais forte, com 85 cavalos. E até 1956, o vidro traseiro era divido em dois. De qualquer forma, mais um carro que marcou por fazer parte de uma transformação histórica.

Vídeo sobre restauração de Volvo 444

VENDO VOLVO 444 - 1957
- Todo original.
- Cor branca.
- Funcionando.
- Fácil de restaurar.
- Preço: R$ XX mil.
- Localizado em São Paulo - Zona Oeste.








Solicite mais informações pelo blog ou pelo telefone (11) 3621-7560

5 comentários:

  1. Muito legal o teu volvo... eu tenho dois volvos mais modernos, adoraria ter um PV444 mas por enquanto não to podendo, estou querendo um antigo e estava pensando em um V8 americano. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vinicius!
    A Volvo produz carros fantásticos. Venha tomar um café com a gente para conhecer o 444.

    Um abraço e obrigado pelo contato,
    Alfredo
    alfcaseiro@estadao.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Estou vendo de comprar um PV444 1957 e queria tirar uma dúvida:

    O que são um conjunto de alavancas no lado esquerdo do painel?

    Muito obrigado! Até mais.
    Felipe.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Chamo-me João Cruz, estou a escrever de Portugal e quero dizer-vos que o Volvo 444 (em Portugal apelidado de "marreco" devido à sua configuração) foi o meu primeiro carro, decorria o ano de 1971/1972. Era azul, mas os farolins traseiros eram diferentes dos mostrados na imagem acima, tinham um formato de um copo.

    ResponderExcluir